A temporada pré-carnavalesca e de carnaval é marcada por grande aglomeração de pessoas, sobretudo em polos de festas. Por isso é fundamental redobrar a atenção ao levar documentos pessoais para estes locais. Situações como perda, roubo ou furto tornam-se mais frequentes durante a temporada, fator que pode facilitar a atuação de golpistas, que utilizam dados da carteira de identidade ou do CPF para aplicar fraudes — prática conhecida como roubo de identidade. Assim, a adoção de medidas preventivas é essencial, como destaca a gerente de Produtos e Serviços do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da CDL Caruaru, Cleonice Araújo.
Em casos de perda, roubo ou furto de documentos, a CDL Caruaru orienta a população sobre os procedimentos a serem adotados. “O SPC Alerta, serviço de utilidade pública do SPC Brasil, permite o registro do Boletim de Ocorrência no banco de dados nacional, protegendo o consumidor contra possíveis fraudes em compras a prazo. Por isso, ao identificar o extravio de documentos pessoais, como o CPF, a orientação é que o consumidor compareça pessoalmente a um posto de atendimento do SPC, munido do boletim de ocorrência. Em Caruaru, o atendimento é realizado na sede da CDL”, explica.
Além disso, o SPC Brasil disponibiliza o serviço SPC Avisa, voltado à prevenção de fraudes. “Ao contratar o serviço, o consumidor passa a receber notificações por e-mail ou SMS sempre que houver qualquer movimentação em seu CPF no banco de dados do SPC Brasil”, acrescenta Cleonice Araújo.

SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE PERDAS OU ROUBO DE DOCUMENTOS NO CARNAVAL
SECRETARIA DA MULHER ESTREIA O BLOCO “TEM QUE RESPEITAR” NO CARNAVAL DE DE PERNAMBUCO
SECRETÁRIO DE ITUMBIARA (GO) E GENRO DO PREFEITO É ENCONTRADO MORTO APÓS ATIRAR CONTRA OS FILHOS
VEREADOR FAZ GESTO DE 'CHIFRE' EM COLEGA NA CÂMARA DO RECIFE E É DENUNCIADO POR INJÚRIA
Sign in to your account

