O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, registrou um crescimento expressivo na doação de córneas no primeiro mês de 2026. Em janeiro, a unidade apresentou um aumento de 75% nas doações de córneas, em comparação com o mesmo período de 2025, consolidando um avanço significativo no fortalecimento da cultura da doação e na atuação da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
Os números refletem não apenas a ampliação das captações, mas também o amadurecimento dos fluxos assistenciais, o compromisso da instituição com a identificação precoce de potenciais doadores e o diálogo humanizado com as famílias. Cada doação de córnea representa novas possibilidades de vida para pacientes que aguardam por um transplante e a chance de voltar a enxergar.
Apesar dos avanços, a doação de órgãos e tecidos ainda é cercada por tabus, desinformação e receios que dificultam a decisão no momento mais delicado para as famílias. Por isso, é fundamental reforçar a importância da doação, desmistificar o processo, ampliar o debate e promover a conscientização contínua da sociedade sobre o tema.
No Brasil, o procedimento é seguro, ético e rigorosamente regulamentado pelo Sistema Nacional de Transplantes. Um ponto essencial é que não existe cadastro oficial de doadores. Para ser doador de órgãos e tecidos é necessário informar claramente à família o desejo de doar, já que são os familiares que têm a palavra final sobre a autorização da doação após a morte.

SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE PERDAS OU ROUBO DE DOCUMENTOS NO CARNAVAL
SECRETARIA DA MULHER ESTREIA O BLOCO “TEM QUE RESPEITAR” NO CARNAVAL DE DE PERNAMBUCO
SECRETÁRIO DE ITUMBIARA (GO) E GENRO DO PREFEITO É ENCONTRADO MORTO APÓS ATIRAR CONTRA OS FILHOS
VEREADOR FAZ GESTO DE 'CHIFRE' EM COLEGA NA CÂMARA DO RECIFE E É DENUNCIADO POR INJÚRIA
Sign in to your account

